A gestão de relacionamento com clientes é uma parte crucial de qualquer negócio, independentemente do tamanho ou do setor. Ter um sistema CRM adequado pode ajudar a melhorar as interações com clientes e aumentar a eficiência operacional. No entanto, muitas empresas ainda não utilizam um sistema CRM devido ao custo elevado que essas plataformas pode ter. Neste artigo, vamos explorar os melhores sistemas CRM gratuitos disponíveis no mercado e como eles podem ajudar a sua empresa.
Um sistema CRM é uma plataforma que permite a gestão de informações de clientes, interações e atividades relacionadas. Ele ajuda a centralizar todas as informações dos clientes em um só lugar, o que ajuda a melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente.
Um sistema CRM é importante porque permite que as empresas gerenciem seus relacionamentos com os clientes de maneira eficiente:
O HubSpot CRM é um dos sistemas CRM gratuitos mais populares disponíveis. A empresa criou inclusive a metodologia Inbound, muito usada aqui no Brasil e popularizada no mundo inteiro. Na versão grátis, ele oferece recursos básicos de :
Ele também oferece recursos avançados como integração nativa com o WhatsApp, Chatbot e Chat ao Vivo, automação de e-mails, formulários com campos progressivos e muitos outros. Contudo, para usar esses recursos, é necessário um plano pago. Confira os preços aqui.
O Zoho CRM é outro sistema CRM popular e gratuito. Ele oferece recursos de:
Ele também oferece recursos avançados, como análise de dados e automação de fluxo de trabalho, mas esses recursos são pagos.
O Freshsales CRM é um sistema CRM gratuito e fácil de usar. Ele oferece recursos de
Ele também oferece recursos avançados, como análise de dados e automação de fluxo de trabalho, mas esses recursos são pagos.
O Bitrix24 é um sistema CRM gratuito que oferece uma ampla gama de recursos de gerenciamento de clientes, incluindo:
Ele também oferece recursos avançados, como automação de fluxo de trabalho e ferramentas de colaboração.
Ao escolher o melhor sistema CRM gratuito para sua empresa, é importante considerar suas necessidades específicas. Certifique-se de avaliar as funcionalidades disponíveis, como:
Além disso, considere recursos avançados, como automação de fluxo de trabalho e análise de dados (bons dashboards).
Ter um sistema CRM adequado pode ajudar a melhorar as interações com clientes e aumentar a eficiência das equipes de Marketing, Vendas e de Serviço ao Cliente.
Faça uma lista com todos os recursos que necessita e compare entre as soluções mostradas e as demais disponíveis no mercado.
Não se esqueça também que um bom sistema de CRM precisa crescer junto com sua empresa e possibilitar uma melhor sinergia entre os demais setores.
HubSpot CRM. Ele permite o crescimento progressivo do negócio, a medida que permite começar gratuitamente, mas depois você pode adquirir Hubs nos planos Starter, Professional e Enterprise. Assim, à medida que a empresa cresce e aumenta a equipe, o HubSpot CRM consegue acompanhar esse crescimento.