segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Widgets



SEO - Otimização do Desempenho das Páginas - Parte 1

Este artigo é de nível avançado e está dividido em duas partes: 
  1. breve explicação de alguns termos e técnicas de desempenho para Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca  
  2.  e a parte prática, onde será mostrado como configurar o servidor para melhor desempenho de um site.

Introdução

Hoje, os principais mecanismos de busca, como o Google, utilizam o tempo de carregamento dos arquivos, principalmente das imagens, como um dos fatores, entre muitos, para melhorar o posicionamento das páginas. 






Fatores de desempenho das páginas em SEO

Os prinicipais fatores são listados no índice a seguir:
  1. Tempo de carregamento na primeira visita
  2. Compressão de Arquivos
    1. Compressão de elementos de texto
    2. Compressão de imagens
  3. Cache do conteúdo Estático
  4. CDN (Content Delivery Network)

Tempo de carregamento na primeira visita

O tempo de carregamento na primeira visita depende dos elementos carregados pelo DOM do navegador. Se os arquivos forem cacheados pelo mesmo, na próxima vez que o visitante entrar no site, o browser não solicitará novamente esses arquivos, uma vez que se encontram armazenados no computador do usuário. As imagens, Javascripts e arquivos CSS interferem no tempo de carregamento de uma página, principalmente as imagens, que podem representar mais de 80% dos bytes de uma página.

Compressão de arquivos

A compressão de arquivos reduz o tamanho dos elementos da página e facilita seu carregamento. Os arquivos são compactados através de comandos  do servidor e descompactados pelo navegador do usuário.

Compressão de elementos de texto

Compressão de elementos de texto como javascript e CSS por gzip optimiza a velocidade da página, reduzindo o uso da banda e transferência, bem como oferece suporte á todos os navegadores atuais.

Compressão de imagens

Como dito anteriormente, as imagens podem representar mais de 80% dos bytes de uma página. Com a compressão, o tamanho(bytes) dos arquivos de imagens podem reduzir consideravelmente, melhorando a experiência do usuário. Uma dica, além da compressão, é a de disponibilizar um thumbnail da imagem, ao invés de redimensiona-lá por CSS.

Cache do conteúdo Estático

O cache dos arquivos estáticos reduz o número de requisições ao servidor, o que também facilita a experiência do usuário. Uma vez que o navegador armazena os arquivos no computador do mesmo e após o tempo de expiração, os arquivos são excluídos.

CDN (Content Delivery Network)

Essa é uma prática de grande portais de conteúdo, blogs e outros sistemas que apresentam um grande volume de dados de mídias, como imagens e consiste na distribuição dos conteúdos por localidade, reduzindo também as solicitações ao servidor. CDN é uma rede que fornece um conteúdo específico, como imagens, conforme a localização geográfica do usuário.

Conclusão

Dessa forma é importante a utilização do cache para arquivos estáticos, minimizando as requisições ao servidor e a compressão dos arquivosUma vez que o fator desempenho é usado como vantagem competitiva e cujo diferencial se reverte em melhor ranqueamento ao longo do tempo. Além de definir o tempo de permanência do usuário na página visitada.

Aguarde o próximo post com a parte prática.

    COMPARTILHE!   

    Author: Isaac Batista
    Trabalha como Analista SEO na empresa AC Portal Soluções Web e é editor voluntário do diretório DMOZ. Confira mais sobre Webisaac no Google Plus

    Artigos Relacionados

    comments powered by Disqus

    0 comentários:

    Deixe aqui seu comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...