segunda-feira, 24 de junho de 2013

Widgets



Saiba Como se Tornar um Editor no DMOZ (Open Directory Project)

O que é o DMOZ?

O Open Directory Project, mais conhecido como DMOZ é o mais abrangente diretório de sites divididos em diversas categorias (regionais, comerciais, organizacionais, etc), listando websites do mundo todo, submetidos por editores ou por usuários da web. Pelo fato de ser editado por uma vasta comunidade de usuários e incluir sites de forma muito criteriosa, é o mais relevante dentre os demais diretórios. E dái? Você deve estar me perguntando. Calma lá, abaixo vou dar umas dicas bem bacanas. Pelo menos eu acho, hehe.

Open Directory Project at dmoz.org

Importância do DMOZ para as buscas na internet

O principal objetivo do diretório é o de organizar os sites mais relevantes da web e oferecer uma listagem de qualidade aos seus usuários. E não é atoa que o ODP é a base para os principais mecanismos de busca da web como o Google, o mais importante deles.

Como se tornar um editor no DMOZ

Muitos profissionais da web almejam o cargo de editor voluntário do ODP, contudo por enviarem dados insuficientes para a avaliação (por outros editores) e ou fornecer informações inverídicas, não são aprovados. Veja abaixo outras dicas para saber como se sair melhor quando preencher o formulário de candidatura.


Orientação para se tornar um editor

Conforme as próprias orientações sobre como tornar-se um editor de alguma categoria, é preciso, antes de tudo, de muita paixão pelo que faz e conhecer bem sobre a categoria de interesse em que se candidatam, por isso, no formulário de submissão devem inserir todas as informações pedidas com riquezas de informações.

Requisitos essenciais para um editor do DMOZ

A imparcialidade e a objetividade são características fundamentais valorizadas em cada editor. Neste ponto, é importante salientar que a venda ou negociação para a submissão de algum site, com fins comerciais, é repudiada e o editor que for pego nessa prática poderá ter sua conta banida. Por isso, não pode haver interesses comerciais por parte dos editores para a submissão de sites ao diretório. Nenhum editor deve aceitar incentivos financeiros ou de qualquer tipo para incluir um website na categoria que edita.

O que escrever no formulário de submissão ao DMOZ

Informe no formulário todos os sites que você administra ou que de alguma maneira você tenha alguma ligação. Seja honesto, garanto que será o melhor a fazer. Os editores irão pesquisar os sites que inseriu e verificarão se realmente entende de seu  nicho. Confira abaixo os passos para se preencher o formulário.

Passos do formulário:


  • Conte sobre sua experiência na Web, como começou, os projetos que já desenvolveu ou que participou, mas lembre-se de focar aqueles que tenham haver com o tema da categoria.
  • Fale sobre seu interesse pelo tema da categoria que está se candidatando. Mostre que entende sobre o assunto, se é um Hobby ou um interesse pessoal pelo mesmo. Eles querem saber se você "manja" (entende) sobre o tema, se tem a "manha".
  • Sites com os quais está associado. Se trabalhar como Analista SEO, Webdesigner, Programador ou qualquer outro cargo que tenha algum vínculo com possíveis sites que poderão ser submetidos por você, não deixe de mencioná-los no formulário de submissão.
  • Por fim indique 2 ou 3 sites que gostaria de incluir no diretório. Indique sites de grande relevância para o tema do diretório. Nesse quesito será avaliado: 
    • - seu entendimento sobre quais os sites mais adequados para a categoria; 
    • - habilidade para selecionar sites de qualidade; 
    • - habilidade para redigir boas descrições e títulos que sejam úteis aos usuários.
  • Observação: Antes de enviar as URLs, teste os sites para ver a página inicial ou quaisquer outras que possuem redirecionamentos, links quebrados que dão em páginas 404,  tempo de carregamento excessivo ou  outros problemas que podem interferir na experiência do usuário. Utilize para isso ferramentas como o SEO MOZ (que mudou o nome recentemente para MOZ), Screaming Frog ou ferramentas semelhantes.

Observações Finais

Após a submissão, você receberá um e-mail para a confirmação, clique nele para confirmar e aguarde o resultado. No meu caso, o resultado de minha aprovação saiu em dois dias, mas pode demorar 2 semanas, 1 mês ou mais, dependendo do número de candidaturas submetidas à categoria de interesse.

Possíveis causas da não aprovação ao DMOZ

Contudo, se você não aprovado, vários fatores podem ter ocasionado isso, como:
  • se candidatou a uma categoria grande demais; 
  • os textos enviados possuem erros de gramática e/ou ortografia; neste caso, revise e envie novamente;
  • submissão de sites que não condizem com o tema da categoria ou que possuem erros;
  • descrições ou títulos de baixa qualidade;
  • envio de informações inverídicas ou de pouca credibilidade;
  • ter demonstrado interesses promocionais através da submissão dos links no formulário;
  • dentre outros.
Como o próprio DMOZ informa: "Caso sua candidatura atual seja recusada, releia as guidelines, selecione outras URLs, redija boas descrições dessas URLs, e tente nova candidatura."

Até o próximo post. Espero que tenha ajudado.


Comentem e curtam as postagens galera.

Links de Referência

Sobre o SEO MOZ: http://www.dmoz.org/docs/pt/about.html
Guidelines DMOZ: http://www.dmoz.org/docs/pt/add.html
Como se tornar Editor do DMOZ: http://www.dmoz.org/docs/pt/help/become.html
Como ter um site listado no DMOZ: http://www.mestreseo.com.br/seo/como-ter-um-site-listado-no-dmoz

COMPARTILHE!   

Author: Isaac Batista
Trabalha como Analista SEO na empresa AC Portal Soluções Web e é editor voluntário do diretório DMOZ. Confira mais sobre Webisaac no Google Plus

Artigos Relacionados

comments powered by Disqus

0 comentários:

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...