sexta-feira, 19 de abril de 2013

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Updates do Google Panda - Como saber se seu site caiu no Panda?

Ao analisar o site de um cliente para o projeto de SEO, percebi que os acessos dele caíram vertiginosamente de dezembro de 2012 para cá. Minha suspeita era que tinha sido pego pelo Google Panda (algorítimo que percorre a web procurando sites de má qualidade). Então estudei melhor sobre as últimas atualizações algorítmicas dele, a fim de obter maiores conhecimentos.

(Meus queridos, leiam até o final e comentem por favor! hehe)

Últimas atualização do "carinhoso" Panda:

Updates do Google Panda


Data
Versão do Up Date
22-01-2013
21-12-2012
21-11-2012
05-11-2012
27-09-2012
18-09-2012

Depois de estudar os updades, comparei com os dados de acessos do Google Analytics e do Webmaster Tools e descobri uma triste coincidência entre os dias que os acessos começaram a cair e as atualizações. Veja abaixo minhas análises e conclusões.

Observações: 

  • A provável data de atualização 24 do Panda foi no dia 17/01/2013. Uma vez que muitos blogs internacionais noticiaram uma possível atualização do Google Panda nesta data, devido a relatos de webmasters que observaram quedas de posicionamento em keywords (palavras-chave) monitoradas. Porém, o Google oficialmente informou a atualização do algorítimo somente no dia 22-01-2013, através do Twitter, afetando 1,2% das queries em inglês, confira em: Publicação do Twitter sobre atualização do Google Panda 24.
  • Atualização 25? Blogs internacionais noticiaram a provável atualização 25 do Panda no dia 20-02-2013, mas o Google não se pronunciou. O curioso é que dois dias depois, Matt Cutts, responsável pelo time de Webspam do Google, publica um artigo com recomendações para o Blog oficial da Central de Webmasters, ressaltando a importância da não compra de links. Será que houve atualização mesmo? Fica aí o mistério.

Mas será que o site foi atingido pelos Updates do Panda?


Analise comigo! Confira a queda no número de acessos no Webmaster Tools e no Analytics, bem como da queda de autoridade do domínio no SEOmoz, durante o mês de dezembro de 2012, poucos dias depois das divulgadas atualizações algorítmicas do Panda: 

Webmaster Tools
Google Analytics
SEO MOZ

Ao analisar esses e outros dados através da Ferramenta para Webmasters do Google, Google Analytics e SEOmoz, percebi que havia alguma coisa muito errada com o site. No período de uma semana várias mensagens de alerta chegaram ao painel do Webmasters Tools. Problemas que não foram resolvidos. Através do SEOmoz, vi que o domínio havia perdido 7 pontos de autoridade (DA). Neste ponto, fiz uma lista com os erros mais gritantes que poderiam ter causado esse declínio:

  1. No mês de dezembro o site adquiriu mais de 2 mil links de dois grandes blogs de nicho sem nofollow, através de um banner lateral colocado em todas as páginas do site e de posts patrocinados. Essas práticas estão entre as condenadas pelo Google e chamam-se Esquema de Links, violando as Diretrizes de  Qualidade do Google.
  2. O tempo de carregamento do site era muito lento (mais que 12 segundos) e o código era cheio de falhas: excesso de arquivos Javascript e CSS no topo do site; imagens não redimensionadas ou reduzidas (Thumbnails). Dessa forma, busquei uma base e verifiquei que o Google considera o tempo de carregamento como fator de ranqueamento e recomenda em suas diretrizes técnicas que monitore o desempenho do site através de ferramentas tais como: WebPagetest e Pagespeed.
  3. Problema de latência no servidor. O site ficava fora do ar em alguns momentos do dia e, algumas vezes, coincidentemente, no momento que o Google Boot passava por ele. Como o site estava em servidor compartilhado, consumia recursos juntamente com centenas de outros e isso prejudicava seu perfeito funcionamento. Como soube disso? através do Webmaster Tools e da ferramenta Pingdom:

    Print de tela da ferramenta Pingdom que monitora o desempenho do servidor.
    Print de tela da ferramenta Pingdom que monitora o desempenho do servidor.
    No artigo sobre a importância da hospedagem no SEO, o Diego Ivo da empresa Conversion explica como uma hospedagem interfere nos resultados de SEO. E como recomendação dá as seguintes dicas:
    • de preferência hospedar sites em ambiente cloud;
    • o uptime deve ser de 99.99, o que não vemos na imagem acima e, por último,
    • procurar um servidor que não dê trabalho.
  4. Excesso de links internos irrelevantes em todas as páginas do site
  5. Falta de conteúdos relevantes na Home Page e em outras páginas do domínio.

Conclusão:

Em fim, até aqui já dá pra ver que o site andava mal das pernas. Daí concluí que tinha sido pego pelo Panda, principalmente por conta dos links adquiridos  de forma errada e pela baixa experiência do usuário no site, devido às quedas de servidor e do alto tempo de carregamento. Na soma de todos esses erros e de outros decorrentes destes, cheguei a conclusão de que o site foi punido pelo algorítimo do "amado" Panda. 

Concorda? Então comente e me ajude na produção e disseminação de conhecimento.


Obrigado por ler até o final! 

Em um próximo post falarei sobre como estou otimizando o site comentado e dos resultados até aqui obtidos. Até mais!

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Author: Isaac Batista
Trabalha como Analista SEO na empresa AC Portal Soluções Web e é editor voluntário do diretório DMOZ. Confira mais sobre Webisaac no Google Plus

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